segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Zola Florenzano, Presente!

     O Partido Comunista Marxista-Leninista, o Jornal INVERTA e a Juventude 5 de Julho comunicam o desaparecimento físico, no dia 11 de outubro, do Camarada Zola Florenzano, aos 101 anos. Zola, nascido em Lorena, no Estado de São Paulo, coronel reformado da Aeronáutica e advogado, foi um intelectual marxista, comunista histórico de nosso país. Membro do PCML e Conselheiro Editorial do Jornal INVERTA. Zola Florenzano foi sepultado em Curitiba, no dia 12 de outubro.


  Quem faz o Movimento? Entrevista com Zola Florenzano


     Zola Florenzano, 83 anos, intelectual marxista, nascido em Lorena-São Paulo, coronel reformado da Aeronáutica e advogado. Seu pai, Domênico Antônio Florenzano, funileiro, era considerado "livre pensador" e exercia grande liderança entre os demais operários da cidade de Lorena.
        Em 1929, ingressa na Escola de Aviação do Campos dos Afonsos, onde teve os seus primeiros contactos com a efervescência revolucionária dos jovens tenentes, líderes do Levante de 1935. No dia seguinte ao Levante de 1935, é preso pela primeira vez. Este episódio marcaria profundamente sua conduta e ideário, dentro das Forças Armadas. Termina o curso em primeiro lugar e recebe as divisas de segundo sargento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário