A
presente pesquisa tem como objetivo investigar a gestão do Centro de
Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES) em sua
experiência de educação popular de jovens e adultos, no período
de 1991 a 2015. O CEPPES aplicou o método materialista dialético em
sua linha pedagógica. A monografia analisou os
documentos
teóricos e
pedagógicos
desta
instituição
à luz
desses
pressupostos
metodológicos
e teóricos
no sentido
de avaliar
o impacto
da gestão
deste
método de
trabalho na
educação
dos
sujeitos
envolvidos,
e sua
contribuição
para a
educação
brasileira. As técnicas de
pesquisas utilizadas foram documental e bibliográfica, assim como
entrevistas realizadas com gestores, educadores e educandos do
CEPPES. Para fundamentação deste trabalho foi pesquisado o
professor Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Makarenko, Aluísio Bevilaqua,
Vitor Henrique Paro e Heloísa Luck. Considerando a leitura dos
autores e análise dos documentos e entrevistas, a monografia levanta
a hipótese de que a gestão de educação do CEPPES pode ser
situada no campo democrático.
Osmarina Mattos Portal e
Renata Mattos Portal
Rio de Janeiro - 2015
*Monografia apresentada
ao Centro de Estudos avançados em Pós Graduação e Pesquisa –
CESAP, como requisito parcial à obtenção do curso Pós-graduação
em Gestão Educacional Integrada, orientada pela professora: Mariza
Soares de Oliveira.
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