sexta-feira, 30 de março de 2012

94 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA


     A Semana de Arte Moderna 13, 15, 17 de fevereiro de 1922 em São Paulo no Teatro Municipal, ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais. As novas vanguardas estéticas surgiam e o mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época. A Semana de Arte Moderna se encaixa no contexto da República Velha, controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café com leite. O capitalismo crescia no Brasil, consolidando a República e a elite paulista, esta totalmente influenciada pelos padrões estéticos europeus mais tradicionais.
Seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual".

     Cinco meses depois acontece o histórico Levante do Forte de Copacabana em 5 de Julho, que também completará 90 anos, onde 18 homens, sendo, 17 militares e 1 civil "Os 18 do Forte", após terem se levantando contra a República Velha das oligarquias. Veja marcha realizada em 5 de julho de 2008 feita em copacabana pela Juventude 5 de Julho em homenagem ao levante.




MURAL HOMENAGEM DO JORNAL INVERTA



sexta-feira, 23 de março de 2012

Dia Internacional das Mulheres

 "Destacamos o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, que como tal teve sua origem a partir da moção encaminhada pela líder comunista Clara Zektin, já no início do século XX, relatando no Congresso da II Internacional, o esmagamento em 1857, das 129 operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque nos EUA. Sua moção recebeu o apoio de Lênin e de outros revolucionários russos presentes no congresso e a data passou a representar a luta de todas as mulheres trabalhadoras."...



Essa matéria foi publicada na Edição 457 do Jornal Inverta, em 23/03/2012