PROJETO KALUNGA - JOAO DO VALE EM ANGOLA


     “Projeto Kalunga aconteceu em 1980, quando um grupo de cerca de 63 pessoas – entre artistas, produtores e técnicos – liderado pelo cantor e compositor Chico Buarque e pelo produtor Fernando Faro, partiu do Rio de Janeiro e viajou para Angola, país em plena Guerra Civil, com o objetivo de realizar shows em três cidades: Luanda, Benguela e Lobito. O convite partira do então presidente angolano,lugo poeta Agostinho Neto. Essa missão ficou conhecida como Projeto Kalunga – um evento que demonstrou um intenso diálogo político e musical existente entre Brasil e Angola, cuja independência fora conquistada apenas cinco anos antes, em 1975.
     Diante dos nomes participantes da missão, como Dorival Caymmi, Martinho da Vila, Djavan, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Edu Lobo, Francis e Olivia Hime, João do Vale, João Nogueira, entre muitos outros – não é exagero afirmar que Fernando Faro e Chico Buarque conseguiram levar para Angola um grupo que raramente se reuniu no Brasil. A última apresentação – de volta a Luanda, após terem passado por Benguela e Lobito – aconteceu na Plaza de Toros. Na ocasião, os compositores angolanos Felipe Mukenga, Rui Mingas e Valdemar Bastos participaram do show e cantaram com os músicos brasileiros”.

Mauricio de Barros Castro - Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
 
Fonte: Memória do Projeto Kalunga - http://museuafrodigitalrio.org/s2/?work=memoria-do-projeto-kalunga


Nenhum comentário:

Postar um comentário