quinta-feira, 27 de novembro de 2014

80 ANOS DE JOÃO DO VALE

     Em  2014 João Batista do Vale completou 80 anos de nascimento, através de seu neto, Gabriel do Vale, é feito o resgate da memória desse grande compositor Brasileiro.

 

A chama segue acesa na Baixada Fluminense

     Os ideais nas letras e obras de João do Vale continuam  resistindo na baixada através de sua filha Lúcia Vale  e seu neto. Os dois continuam morando na mesma casa que na ditadura foi indicada por Marines, onde ele deixou a família em segurança e retornou para Pedreira – Maranhão. Lúcia e Gabriel realizam um trabalho para que os ideais do poeta João do Vale não se apague na memoria de nosso povo. A filha e o neto nos contaram que no Maranhão vai ser feito um Museu para o poeta popular. Gabriel Vale tem apenas 14 anos mas já sabe perfeitamente o que quer, em entrevista ao INVERTA na casa histórica dos Vales, Gabriel e Lúcia  falaram da obra, ideologia do poeta, e a luta para manter na memória do povo João e valorização e reconhecimento da arte povo pelo mesmo.
Essa matéria foi publicada na Edição 453 do Jornal Inverta, em 05/09/2011 

Lancamento dos Comitês de Luta Pelo Socialismo

     O PCML-BR (Partido Comunista Marxista Leninista - Brasil), convida os militantes, amigos, simpatizantes e entidades para o lançamento dos Comitês de Luta Pelo Socialismo. Atividades políticas e culturais. Homenagem ao Levante de 1935. Endereço :SINDPETRO, Av Passos, 34, Centro, 29/11 sábado ás 14h. 


Cordelistas em defesa da cultura nordestina!

     A literatura de cordel está intrinsecamente ligada à construção da identidade do povo nordestino. O povo pobre do sertão, que desde os séculos anteriores careciam de acesso às instituições de educação formal (seja o ensino escolástico, seja ensino normalista) se agarravam às pequenas composições escritas para se alfabetizar e transmitir conhecimento. Os textos poéticos, rimados e publicados em pequenos livros de papel, eram feitos manualmente pelos próprios autores. Eles são feitos com apenas uma folha dobrada estrategicamente para formar oito páginas, mas alguns podem chegar até 32.