quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

21 ANOS DO JORNAL INVERTA NO CEARÁ - COBERTURA

     Na última Plenária do CLCN, dia 16 de dezembro, comemorou-se os 21 anos do Jornal INVERTA. O ato contou com a participação do Comitê de Luta Contra o Neoliberalismo do Ceará (CLCN), do Partido Comunista Marxista-Leninista(PCML), da Juventude 5 de Julho, do Centro de Popular de Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES) e simpatizantes do Jornal. Também prestigiou o evento a TV LVC, a TV comunitária do bairro Vila União, que tem tido papel de destaque na luta contra as remoções de casas para dar lugar às obras da copa do mundo. A atividade foi realizada no SINTUFCE – Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Ceará – e começou às 9 horas. O Jornal INVERTA é reconhecidamente o periódico comunista com o maior tempo de circulação ininterrupta no Brasil, desde 1991, mantendo sempre a qualidade gráfica e a primazia de seus textos. Ao longo de sua história acumulou respeito por parte de movimentos sociais assumindo uma postura firme em defesa dos trabalhadores e as lutas que forma o povo brasileiro.

sábado, 15 de dezembro de 2012

21 ANOS DO JORNAL INVERTA NO CEARÁ


NIEMEYER VIVE!

      O chão da luta de classes no Brasil e em Nossa América é o chão trilhado pela vida e obra de Niemeyer! “Quando a vida se degrada e a esperança foge do coração dos homens, a revolução é o caminho a seguir”. Oscar Niemeyer.

       "A seguir reproduzimos breve nota biográfica publicada no Jornal INVERTA nº 419, de 1º de janeiro de 2008, em homenagem ao grande artista, comunista e revolucionário:

      Oscar Niemeyer nasceu em 1907 filho de proprietário de uma tipografia e neto de ministro do Supremo Tribunal Federal, que deixou ao morrer, como herança, apenas a casa em que a família residia em Laranjeiras.

    Diplomou-se em arquitetura em 1934 pela Escola Nacional de Belas Artes. Trabalhou em seguida no escritório de Lúcio Costa (1902-1998), cuja solidez teórica e conhecimento da arquitetura colonial brasileira o influenciaram de forma marcante. Nesse período, tornou-se amigo de Rodrigo M. F. de Andrade (1898-1969), considerado por ele o mestre de quem recebeu o incentivo para a leitura dos clássicos gregos e portugueses. Andrade foi o primeiro diretor do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e desempenhou importante papel na preservação da arquitetura colonial, admirada pelos três e base importante dos projetos que desenvolveram..."