terça-feira, 23 de outubro de 2012

A batalha das ideias e a luta para garantir a atual correlação de forças no Brasil

      "Considerando o caráter plebiscitário do qual se revestem as eleições municipais no Brasil, como já constou em análises anteriores deste editorial, o primeiro turno afirmou a atual correlação de forças e apresentou fatos novos. No primeiro turno o PT e PSB cresceram com 628 e 433 prefeituras respectivamente, PSDB e PMDB perderam prefeituras, passando para 693 e 1025 respectivamente. No segundo turno, ainda há embates importantes, seja em capitais como São Paulo, Salvador, Fortaleza e Belém, ou cidades de grande concentração proletária, como Nova Iguaçu (Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro), Diadema, Guarulhos, Taubaté e Pelotas, no Rio Grande Sul..."

 Editorial do Jornal do Jornal Inverta nº 462 , em 23/10/2012 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PRESENÇA CONFIRMADA DE CANTORA CUBANA

Mais uma presença confirmada, a cantora e professora de música, Ilen de La Cruz, nos 21 anos do JORNAL INVERTA -  7º INVERARTE DA BAIXADA


OPERA REGGAE - TEATRO A SERVIÇO DA REVOLUÇÃO

ELENCO DA OPERA REGGAE - REDESCOBRINDO AS AMÉRICAS

"Existem homens que lutam um dia e são bons;

existem outros que lutam um ano e são melhores;

existem aqueles que lutam muitos anos e são muito bons.

Porém, existem os que lutam toda a vida.

Estes são os imprescindíveis."


Bertolt Brechet
 

 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

21 ANOS DO JORNAL INVERTA EM SÃO PAULO

     A Juventude 5 de Julho se somou às comemorações dos 21 anos do Jornal Inverta, que ocorreram na tarde de domingo, 30 setembro, na Associação dos Metalúrgicos Aposentados de São Bernardo do Campo. O evento que teve início com a apresentação do vídeo que conta a trajetória que deu origem ao jornal, seguido das falas de representantes do CEPPES (Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais), PCML-Br (Partido Comunista Marxista-Leninista), AMA, Cooperativa Inverta e J5J contemplaram o Ato Politico da comemoração. Em seguida, deu-se início às apresentações culturais que reuniram trabalhos de ícones da cultura de resistência da Nossa América e do mundo, entre eles: Bertold Brecht, Daniel Viglietti, Pablo Neruda, apresentados nos Sarau da Juventude e os cancioneiros da música sertaneja interpretados lindamente pela orquestra da AMA.
Essa matéria foi publicada na Edição 462 do Jornal Inverta, em 23/10/2012 

 LEIA NA INTEGRA 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A Importância histórica de INVERTA! - Entrevista com Haroldo de Moura

      Em 20 de setembro, há 21 anos, era lançado no Rio o Jornal INVERTA; um ano depois, passou a circular o Granma Internacional de Cuba em Português. Este ano as atividades comemorativas serão realizadas nos estados onde o Jornal está organizado. No Rio de Janeiro, será nos dias 26, 27 e 28 de outubro, na forma do 7° INVERARTE, com Arte e Política, com as palestras “A Crise do Capital”, com Antonio Cícero (Historiador- CEPPES), “A Arte Revolucionária”, com Flávio Sanctum (teatrólogo), e “INVERTA – 21 anos de luta, o Papel Revolucionário da Imprensa Proletária”, com Haroldo de Moura (sociólogo-PCML-RJ). A atividade terá a apresentação da Ópera Reggae – Redescobrimento das Américas, de Aluisio Bevilaqua, encenada pela Companhia de Arte Inverta, mostras de artes plásticas, com os trabalhos de Sueli Perezine e Expedite, Poesia, Dança e muita música com vários estilos e bandas. Para mais detalhes acesse o site do Jornal: inverta.org.br. O INVERTA  conversou com Haroldo de Moura, sociólogo, sobre o significado do Jornal.


Essa entrevista foi publicada na Edição 461 do Jornal Inverta, em 24/09/2012