terça-feira, 13 de setembro de 2011

2° PIZA NA FULÔ : João do Vale com - vida Gonzaguinha

Foi realizado na Biblioteca Arlindo Pinho no dia 02 de setembro dando continuidade as atividades de comemoração dos 20 anos do Jornal INVERTA mais um Piza na Fulô , desta vez o artista homenageado foi Luiz Gonzaga Junior, eterno garoto de São Carlos, um dos maiores cantor brasileiro e formador de opinião em nossa juventude.
Gonzaguinha foi o segundo escolhido devido as suas composições estarem relacionadas com a resistência a ditadura e a luta por justiça social. Um exemplo é a musica “É” : É a gente quer valer nosso suor, agente quer do bom e do melhor, agente quer carinho e atenção...
A noite memorável no Piza na Fulô iniciou-se com exibição da entrevista de Gonzaguinha no programa Ensaio de Roberto Faro na TV cultura em 1990. Na entrevista Gonzaguinha falava com orgulho do Morro São Carlos, onde passou sua infância, de sua mãe Odaleia, e de ter sido criado pelos seus padrinhos Dina e Xavier, quando sua mãe morre em um trágico acidente de carro
antes do mesmo completar 14 anos. Já nesta idade compôs a primeira canção. Lembrança da primavera em 1961. Ele declara a Faro com convicção das lutas contra a ditadura , da censura a suas composições.
A atividade musical foi aberta por Idioraci Santos e Marcos Damaceno cantando Odeia, dando uma interpretação maravilhosa e seguiu com Moraes do Acordeon e a banda Fera Show que mais uma vez foi prestigiar o evento, e convidados a exemplo de Eli que levantou a galera com a música O que é O que é?
O evento contou também com a participação especial de 2 da Esquerda.
Mais uma vez o Piza na Fulô cumpriu seu objetivo, trazer para o debate figuras que contribuíram e ainda contribuem para a formação de uma visão artística que fará o contra ponto a arte de entretenimento e alienadora. Nesta noite parecia que Gonzaguinha se fazia presente tanto na força e convicção ideológica com que Idioraci Santos, Marcos Damaceno e Eli Miranda interpretaram suas canções , como na emoção e esperança que a noite despertava nas pessoas presentes no Piza na Fulô.
Perguntamos a Luis, protagonista do Piza na Fulô como ele viu este segundo Piza: “O público vinha abaixo quando tocava músicas do nosso maior defensor da juventude escritas em suas composições. Todos que foram prestigiar Gonzaguinha cantaram e dançaram a noite toda sem querer saber a hora de parar. Este Piza na Fulô reuniu diversos estilos musicais que deram cada músico seu toque musical, o Reggae, o Rocky, o Forró e a MPB dividiam o mesmo espaço fazendo cada pessoa cantar e dançar sem “ter a vergonha de ser feliz que irá ficar guardada para sempre nos corações de quem por lá passou, principalmente nos corações da juventude que fez jus ao nosso eterno Gonzaguinha ser o maior músico brasileiro a falar da nossa sociedade a realidade da nossa cultura e nossa política. Que venha mais Gonzaguinha pra contribuir com a transformação do nosso povo que precisa descer dos morros e conquistar o que é de todos, tudo que existe aqui. Esperamos através da arte do Gonzaguinha mostrar para essa nação que a luta continua em cada cidadão brasileiro. Grandes cantores fizeram homenagem ao mestre Gonzaguinha interpretando suas canções que tanto marcou uma geração de pessoas. Os músicos que passaram por lá Idioraci, Ananias, Moraes do Acordeon e Banda Fera Show, Marcos Damasceno, 2 da esquerda entre outros que contribuíram para o Piza na Fulô ser comentado como um projeto que faz as pessoas pensar e refletir a atual cultura popular do estado do Rio de Janeiro”.
A grande noite foi encerrada com o convite a todos a comparecerem nas atividades de comemoração dos 20 anos do jornal INVERTA.

Vem ai a Ópera Reggae. Estréia dia 08 de outubro de 2011 no Teatro Noel Rosa, UERJ.

Luiddi Mangeffesti – C C L N da Baixada Fluminense - Casimiro Damásio 
Osmarina Portal - MNLCN

pizanafulo@hotmail.com
www.inverta.org
 
Idioraci e Marcos Damasceno
 
Morais do Acordeon e Banda Fera Show



outras participações

2 da Esquerda


Ananias Ribeiro e Eli Miranda










 



.

 

.